Sua roupa e seu Humor

A importância da imagem que você transmite.

Lembrando que existem várias associações para cada uma das cores. Aqui estão apresentados apenas alguns estudos experimentais e hipóteses formuladas com o objetivo de dar significado generalizado para as cores na moda. Cada cultura tem uma associação para elas e cada pessoa pode ter sentimentos e percepções diferentes

 Como você se vestiu hoje?

Quer você goste ou não, as suas roupas dizem muito sobre você. Através das suas roupas (e da postura, dos gestos, fala etc.) podemos representar nossas preferências, sentimentos, identidade, ocupação, ou seja, a maneira de expressarmos a nossa opinião virou até algo estético.

Um poderoso instrumento de comunicação através das roupas é a cor. Unindo física e psicologia, preparei um pequeno dossiê dos significados das cores no visual ao nosso favor.

AZUL: É uma cor fria e está relacionado primordialmente a sensações de calma, serenidade, relaxamento, limpeza, intelectualidade, tecnologia, fluidez, gentileza e harmonia.

Use quando precisar de clareza mental, reduzir o stress, ou transmitir ideia de raciocínio lógico, paciência e serenidade. Os tons mais escuros como o Marinho ou o Royal, comunicam profundidade, conservadorismo, sabedoria, poder e riqueza.

Os mais claros como o Azul Bebê relacionam-se com limpeza, frescor, delicadeza e suavidade. Os tons abertos, como o Turquesa, são alegres e divertidos inspirando comunicação e criatividade. O anil representa magia, espiritualidade e purificação.

AMARELO: É uma cor quente e a mais ligada à criatividade. Relaciona-se com sentimentos de alegria, felicidade, inteligência, imaginação, à quebra de bloqueios mentais, cooperação, otimismo, curiosidade, sonho, originalidade e ação. Por ser a cor base do dourado, transmite sensação de riqueza, prosperidade e poder.

É a cor mais visível pelo olho humano. Um estimulante da atividade cerebral, portando é bom usar quando precisa que a criatividade aflore assim como a inteligência ou para se sentir confiante. Mas evite o amarelo se deseja transmitir segurança, pois traz sensação de uma pessoa volúvel, ou combine-o com cinza. Também é um bom tom para ajudar na desinibição e passar ideia de jovialidade.

VERMELHO: Cor da paixão, do desejo, da aproximação e do encontro. É enérgica, traz sensação de movimento, conquista coragem, calor, extroversão. Mas também pode estar associada a perigo, violência, ira e agressividade (cuidado ao associá-lo com cores como preto, cinza e roxo).

O uso mais comum é ser associado à sedução, mas também pode ser usada pra mostrar dinamismo, liderança. Se quiser chamar a atenção, vá de vermelho ou evite-o se a pretensão for contrária. Use também quando sentir desânimo, pois a cor é estimulante e traz energia física. Também transmite elegância e requinte, principalmente se o tom escolhido puxar pro bordô.

VERDE: Também é uma cor fria e sua ligação principal é com natureza e sustentabilidade. Tem simbolismo de crescimento, fertilidade, juventude, esperança e renovação. Transmite sentimentos de bem-estar, sensibilidade, harmonia, boa sorte.

O verde tende a relaxar o sistema nervoso, portanto é legal escolher a cor quando sabe que vai enfrentar situações de tensão. Use também para transmitir sensação de equilíbrio, segurança e confiança, mas com cuidado com o excesso, pois, pode gerar o efeito contrário passando soberba, e inveja. Verde limão tende a ser enérgico, o verde claro calmaria e o verde escuro, virilidade.

LARANJA: Cor do fogo, força e movimento. Traz sensações de euforia, contentamento e também é enérgica. Senso de humor, alegria, prazer, espontaneidade são alguns dos sentimentos evocados pela cor laranja.

Uma ótima cor pra ambientes de trabalho, pois revela uma pessoa objetiva e determinada. Use o laranja pra comunicar prosperidade e sucesso, mas cuidado com o seu excesso. Também deve usar em situações que precise transmitir uma imagem cordial e amigável ou que precise indicar agilidade mental como numa entrevista de emprego (fica ótimo combinado com azul – pode ser jeans).

É legal pra uniformes de lanchonetes e restaurantes, pois estimula o apetite. Os tons adamascados, salmão e coral são mais refinados.

ROXO: Tem muito a ver com espiritualidade, mistério, dignidade, sabedoria, nobreza, extravagância. É uma cor de significados muito contrastantes, pois pode comunicar realeza, misticismo e poder espiritual, mas também é associado ao fúnebre e à melancolia. Também comunica criatividade, sensualidade e meditação.

Precisa ter cuidado ao usar o roxo, principalmente no ambiente de trabalho, pois tem associação com ego e a exposição excessiva à cor pode deixar algumas pessoas de mau humor. Se precisa melhorar sua vibração espiritual ou se quer comunicar ser uma pessoa misteriosa, roxo é a cor ideal. Use o tom (principalmente com acessórios dourados) se quiser comunicar luxo e riqueza.

É legal também pra mostrar sinceridade, respeito e estar aberto às transformações (vai que você está querendo ser promovido, né?!).

ROSA: O rosa é uma variante do vermelho. É a cor do romantismo, da suavidade e do amor. Remete a sensações de carinho, sensualidade (porém, mais suave que o vermelho) e é muito feminina e delicada.

Use o rosa se quiser mostrar doçura, compaixão e delicadeza, assim como para mostrar que é uma pessoa empática e de boas intenções (boa pra ações sociais). A cor comunica certa inocência e infantilidade, portanto não exagere se quiser parecer uma pessoa mais madura.

MARROM: A cor transmite sentimentos de simplicidade, estabilidade, tranquilidade e produtividade. Tem relação com a terra e o natural, portanto sugere trabalho pesado. Também se liga a praticidade, credibilidade e intimidade.

O tom não é o preferido das pessoas, mas o marrom (e suas variantes como bege e caramelo) nas roupas é considerado neutro, uma base para as outras. Transmite um ar de disciplina e humildade e também comunica uma pessoa constante, responsável, obediente às regras e estável. Sugere também segurança e solidez. Cuidado com a quantidade de marrom para não transmitir sensação de melancolia.

CINZA: Cinza expressa neutralidade. Em geral revela sentimentos de indecisão, desânimo e falta de vitalidade. Mas também pode evocar qualidade, estabilidade, equilíbrio e sucesso. É a cor de base do prateado que traz modernidade, tecnologia, novidade e inovação.

Outra cor neutra para as roupas e não interfere muito nas combinações. Pode ser usado com todos os outros tons para a construção de um look, mas é bom para quando se quer demonstrar neutralidade frente a uma questão. Também traz sabedoria, conservadorismo e profissionalismo. Mas cuidado ao usar em grande quantidade, pois pode demonstrar ausência de energia e frieza.

BRANCO: É a cor (ou ausência de cor) que revela paz e pureza. Sem associações negativas, o branco também sugere sentimentos de modéstia, calma, inocência, harmonia e estabilidade. É percebida pelos olhos como uma cor que traz brilho, portanto também denota limpeza, clareza, fé e positividade.

Nas roupas o branco usado como base para outras cores traz harmonia. Use para comunicar humildade e pureza. Uma pessoa que usa branco transmite a imagem de uma pessoa confiável e verdadeira. Também é bom para mostrar simplicidade, assim como perfeccionismo e dignidade.

PRETO: Uma das cores mais usadas possui associações tanto positivas quanto negativas. O preto pode transmitir a mensagem de pessimismo, luto tristeza e dor, mas também mostra luxo, seriedade, mistério e distinção.

Quando você quer elegância à primeira cor escolhida é preto, certo? Certo. Preto comunica elegância, classe e poder. Também é uma cor que comunica sedução, prestígio, sobriedade e modernidade. Na moda, é bastante usada por pessoas que tem uma personalidade forte, que são contra as regras e acreditam em valores fora do padrão (Punks são a prova viva disso!). O look total preto, em alguns casos, pode comunicar agressividade e angústia.

Artigo de Jana Rodrigues